Como reconhecer firma?

O reconhecimento de firma pode ser feito de duas maneiras:

  • Reconhecimento de firma presencial: quando a pessoa vai até o cartório e assina o documento na presença do tabelião de notas.
  • Reconhecimento de firma por semelhança(*): quando o tabelião de notas afirma, no cartório, que a assinatura presente no documento é parecida com a assinatura que já existe no cartão de assinaturas arquivado no cartório. Neste caso, você deve levar o documento já assinado pelas partes até o cartório onde as pessoas as quais serão reconhecidas as assinaturas possuam cartão de assinatura.

* Esse tipo de reconhecimento de firma é o mais utilizado, porém é o menos seguro, uma vez que o tabelião, neste caso, não dá a certeza da autenticidade da assinatura.

2 Comentários

  1. pierrir

    8 de julho de 2011 às 9:58

    gostei da explicação obg.

  2. Quero reconhecer firma da assinatura do meu patrão

    20 de novembro de 2012 às 10:53

    Boa tarde.

    Eu preciso reconhecer firma da assinatura do meu patrão que está em um documento de estagio assinado pelo mesmo, porém, não tenho duvidas se ao levar esse documento assinado no cartório em questão, ele sera autenticado pelo fato de a assinatura ser legitima, ou meu próprio patrão terá que reconhecer firma deste documento para mim.

    Conto com a ajuda e orientação de vocês.

    Att,
    Rodrigo Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>