Como participar da Maçonaria

Maçonaria é uma sociedade filosófica reservada, cujos membros cultivam princípios de aclassismo, humanidade, liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

Existente no mundo há aproximadamente 6 milhões de anos e com integrantes espalhados pelos 5 continentes, os novos maçons são aceitos apenas com o convite de um membro mais antigo.

Para adentrar a micro sociedade maçônica, portanto, é preciso que o candidato seja indicado por um Mestre Maçom e tenha a sua iniciação aprovada pela Loja.

Não há inscrições para ser maçom. O futuro integrante deverá ser notado por um outro que o indica para a sua Loja e na sequência, passa por todo um processo de admissão onde o candidato é ouvido, bem como a sua família e são prestadas informações preliminares sobre a Ordem Maçônica, seus objetivos e atividades.

Entre as exigências para se tornar um maçom, segundo o regulamento da ordem no Brasil, “é necessário que o candidato prima pela moral e pelos bons costumes. Deve ter uma profissão definida que lhe garanta a subsistência”.

Estima-se que no Brasil haja, atualmente, aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 % do total mundial) e 4.700 Lojas espalhadas pelos estados.

1 Comentário

  1. Jediel Vagne da Silva

    30 de julho de 2011 às 17:13

    Boa tarde.

    Com certeza houve erro de grafia no texto: “Existente no mundo há aproximadamente 6 milhões de anos…”

    Grande Abraço…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>