Como fazer uma resenha crítica

A resenha crítica é um resumo composto não apenas pelo conteúdo informativo ou indicativo, como também da parte de interpretação de texto. Consiste na leitura, resumo e comentário crítico de um livro ou texto.

Para proceder com uma boa resenha crítica é preciso aptidão com a linguagem escrita e afinidade com o tema a ser comentado.

O bom resenhista deve apresentar em seu trabalho uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos, ou seja, a apresentação do conteúdo de uma obra, começando pela leitura e seguindo para o resumo, crítica e formulação de um conceito de valor do livro.

Além da interpretação pessoal de quem escreve, é possível inserir no texto opiniões de diversos autores da comunidade científica e se estabelecer todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores.

A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e gentil, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. O objetivo principal é apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra.

O resenhista deverá resumir o assunto, apontar as falhas e os erros de informação encontrados e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra.

Quanto aos comentários críticos, tanto negativos como positivos é preciso ponderação, pois mesmo tendo competência na matéria, isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar as impressões do autor e impor a sua análise como a única verdade em questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>