Como fazer uma procuração

Uma Procuração é o documento que permite ao autor dar plenos poderes para que outra pessoa exerça algo em seu nome. Através de uma procuração, por exemplo, é possível que outro alguém faça por você: emissão e assinatura de notas promissórias; abertura, encerramento e movimentação de conta corrente ou poupança; assinatura, emissão, desconto e endosse de cheques; compra, venda ou empréstimo de imóveis e veículos; emissão de recibos; assinatura de todos os documentos necessários para requerer algum benefício; aquisição e retirada de documentos perante diversos órgãos públicos e/ou privados.

Cada procuração dará uma permissão em específico que deverá ser delimitada e explanada nos dizeres do documento. Na internet, é possível encontrar diversos modelos de procuração, no entanto, quem vai passar a procuração deve se dirigir até um cartório e lá também terá a possibilidade de pegar modelos prontos.

É muito importante que você especifique claramente todos os poderes que pretende atribuir ao outro para não ter problemas no futuro. No documento deverá constar, o nome completo, número do RG, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e endereço da pessoa a quem você quer passar a procuração.

O funcionário do cartório irá se certificar da autenticidade da letra mediante a apresentação da sua carteira de identidade e do reconhecimento de firma.

1 Comentário

  1. MARIA DO ROSÁRIO A.S.SILVA

    15 de novembro de 2013 às 19:49

    Muito obrigada por me ajudarem a tirar dúvidas sobre Procuração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>