Como fazer uma narrativa

Narrar é contar um fato, um episódio; todo discurso em que algo é contado pode ser chamado de narrativa.

Diferente das redações discursivas ou dissertativas em que se defende com argumentações um fato ou ideia, a narrativa segue em tom de história.

Ao narrar se relata fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento. Para realizar uma boa narrativa deve-se primeiro ter o conhecimento de certos padrões presente neste modelo de texto como, por exemplo, o de dar seqüência aos fatos de forma ordenada; o de que a sucessão de tais seqüências recebe o nome de enredo, trama ou ação; as pessoas ou elementos que realizam as ações são os personagens; o ambiente é o lugar onde ocorreu o fato; e o momento é o tempo em que ocorrem as ações.

A narração pode ser feita em 1ª pessoa quando o fato é contado por um participante ou 3ª pessoa quando o narrador é observador e não participa diretamente.

As narrativas podem ser escritas de formas bastante simples, como histórias contadas para crianças até as mais complexas, como a de livros e romances requintados. O estilo vai depender da criatividade do escritor e dá inserção de elementos que tornarão a narrativa mais ou menos rica. Adicione descrições de cenas e objetos ou ações importantes para contribuir com o envolvimento do leitor.

1 Comentário

  1. ceonice p cruz

    18 de agosto de 2011 às 12:29

    tentei cacelar minnha assinatura de 7 dias grates mais nao comsigo mais vcs mim ligaram varias vezes eu dissi que nao estava entereassada mais porque depois nao comseguia cancelar eagora vcs estao mim cobrando eu nei informei o valor de pacelas porque nao tinha enteçao de ser assinante entao nao estou entedendo a falta de respeito de cobranças endevidas nei si eu quezesse teria como pagar estou sei trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>