Como fazer uma justificativa de TCC

Assim como a Justificativa de qualquer outro projeto, a de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve seguir alguns padrões que esclareçam os motivos para a realização de sua pesquisa.

Seguindo os padrões estipulados pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, esta parte do projeto do TCC deverá apresentar as razões do que será abordado ao longo da monografia.

Procure articular a relevância intelectual e funcional do assunto investigado acrescentando a sua experiência prática como elaborador do projeto.

É neste momento em que se tentará convencer com argumentos sólidos a universidade, o orientador ou uma instituição de financiamento de que sua proposta de pesquisa merece ser realizada.

Some a defesa de suas idéias, a utilização de citações de outros autores para que ocorra um ponto de encontro com as pesquisas científicas na mesma linha do tema escolhido e a sua proposta. O diálogo com os principais autores ou correntes interpretativas sobre o tema deve ser um dos pontos mais importantes para dar credibilidade ao seu trabalho.

A Justificativa deverá exaltar a importância do tema a ser estudado e a necessidade de se levar adiante tal empreendimento sem que se responda tudo o que será tratado ou concluído durante o projeto. Seja direto e coeso para não incluir outras partes do projeto na Justificativa.

6 Comentários

  1. Zenilton Ribeiro Almeida

    12 de julho de 2012 às 11:29

    Gostariamos de parabenizar os autores da explicação acima. Este trabalho certamente ejudará pesquisadores como eu.

    Meus sinceros votos.

  2. Marilene de Sousa

    24 de maio de 2013 às 15:15

    Ótima explicação!

  3. Márcia Borba dos Santos

    9 de junho de 2013 às 14:42

    Adorei, bastante elucidatório!!
    Muito obrigado, mesmo !

  4. verbeny

    20 de julho de 2013 às 22:02

    Me ajudou bastante as explicações!

  5. Thiago Borges

    9 de setembro de 2013 às 20:37

    ótima explicação, de grande valia!
    Muito obrigado.

  6. Jéssica Cristina

    15 de setembro de 2013 às 16:46

    Adorei a explicação, estão de parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>