Como fazer uma introdução de um trabalho

Segundo padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), qualquer trabalho escrito deverá ser composto de sete partes distintas: a capa, o índice, a introdução, o desenvolvimento, a conclusão, a bibliografia e os anexos.

Para a introdução, reserva-se a parte em que o texto é apresentado ao leitor. É neste momento que se insere através de um resumo o que será tratado no trabalho com fatores que estimulem quem está lendo a seguir adiante com a leitura.

Para uma boa introdução, tenha em mente o contexto do trabalho. Nessa etapa, deverá ficar claro ao leitor a intenção e o propósito do projeto. Ele deverá, em rápida explanação, saber do que se trata, qual o objetivo e quais os argumentos que você irá utilizar no decorrer do texto.

Muitas vezes, o mais recomendado é fazer a introdução depois que o trabalho estiver concluído, pois com o domínio total do assunto, ficará mais fácil iniciar a introdução explorando os tópicos mais importantes sobre os quais o artigo irá se desenvolver. É importante também relatar as razões pelas quais você decidiu tratar sobre o referido assunto.

Utilize-se do estilo dissertativo e seja coerente e coeso. Uma boa introdução não precisa ter mais do que uma ou duas páginas. Ela deve ser breve, direta e simplificada, evitando se transformar na iminência de um trabalho extenso e cansativo.

3 Comentários

  1. Jazila

    3 de setembro de 2013 às 11:41

    É um bom artigo, explorei bastante
    Obrigada.
    Jazila

  2. ana carolina

    5 de outubro de 2013 às 16:53

    você faz o trabalho quando você acabar tudo você coloca introdução paragrafo e você escreve do que você entendeu do texto

  3. ana carolina

    5 de outubro de 2013 às 17:15

    *apresenta o assunto do trabalho
    *especificar quais são os objetivos do trabalho
    *mencionar como esta organizando o trabalho (em x partes ou capítulos)
    *referir qual a metodológica utilizada no trabalho (pesquisa bibliográfica a na internet ,entrevista levantamento estático ,recolha oral, analise de um filme…).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>