Como fazer uma introdução de um relatório

Um relatório consiste na exposição escrita de fatos verificados mediante pesquisa ou no relato da execução de serviços ou de experiências. Normalmente, é ainda acompanhado de documentos demonstrativos tais como tabelas, gráficos, entre outros.

No caso de relatório científico, o trabalho deve ser a resposta à questão originalmente formulada, pesquisada e, finalmente, relatada na sua interpretação dos resultados.

Como toda introdução de trabalhos em geral, a introdução de um relatório deverá transmitir ao leitor a intenção e o propósito do projeto. É nesta parte que em rápida explanação, quem ler o projeto saberá os assuntos os quais serão desenvolvidos, o objetivo do relatório e quais os argumentos que você irá utilizar no decorrer do texto.

Geralmente, a introdução é sempre a última coisa a ser feita, pois ela deverá conter o resumo de tudo o que foi dissertado em todo o conteúdo escrito apresentado com considerações que demonstrem a importância do assunto e os aspectos mais importantes do projeto.

Insira parágrafos de início, desenvolvimento e conclusão para que a introdução esteja coerente e coesa no modelo de “começo, meio e fim”. Lembre-se de escrever a respeito da relevância e delimitação do seu tema, deixar claro o que você pretende demonstrar e apresentar justificativa, ou seja, a razão pela qual a pesquisa foi realizada. Uma boa introdução destaca os atrativos que serão encontrados no seu projeto e garante estímulo para darem seqüência na leitura do trabalho.

2 Comments

  1. Leomar Sales Aguiar

    11 de novembro de 2013 às 8:37

    Muito interessante esse material ,para que tem dificuldades em fazer um relatório final.

  2. Gisele Aguiar Souza

    25 de março de 2014 às 19:31

    Gostei muito, valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>