Como fazer uma introdução de TCC

A introdução para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é a parte que irá convidar e trazer ao leitor a ideia do que é o seu trabalho. Esta parte deve ser como um cartão de visita: claro, limpo, objetivo e direcionado à temática eleita.

Geralmente, a introdução de um trabalho, é sempre a última coisa que se faz, pois ela deverá conter o resumo de tudo o que foi dissertado com considerações que demonstrem a importância do assunto e os aspectos mais importantes do projeto.

Uma boa dica é ler o TCC todo depois de pronto e identificar os pontos mais importantes que deverão ser listados na introdução.

O tamanho da introdução deverá ser proporcional ao do trabalho total. Se for um texto longo, exigirá uma introdução maior do que um mais curto. A parte introdutória deverá apresentar o suficiente para expor, de forma sucinta, a natureza da pesquisa elaborada.

Tente utilizar o estilo de texto dissertativo, inserindo início, desenvolvimento e conclusão para que a introdução esteja coerente e coesa no modelo de “começo, meio e fim”. Uma boa introdução, convidativa e que destaque os atrativos que serão encontrados no seu projeto ou monografia garantirão mais curiosidade ao leitor e estímulo para darem seqüência na leitura de outros tópicos do trabalho.

5 Comentários

  1. Pachiega Junior

    14 de março de 2013 às 20:17

    Muito bom mesmo esse site, que tirou dúvidas minhas.
    Gostei do primeiro contato me sentindo à vontade.

  2. celia nilza andrade

    20 de agosto de 2013 às 19:51

    eu estou achando muito complicado montar um tcc, mas gostei desta explicação.

  3. leone Carvalho

    27 de maio de 2014 às 14:58

    Fico grato pela disponibilidade de postar a sua experiência e contribuir com meu aprendizado.

  4. Jose urias dos santos

    25 de junho de 2014 às 2:20

    Gostei muito das explicações. tenho certeza que depois destas explicações,
    posso desenvolver meu projeto. obg.

  5. silvania m m

    25 de setembro de 2014 às 20:08

    adorei essas dicas me ajudaram bastante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>