Como fazer uma fábula

Fábulas são textos com a intenção de transmitir alguma mensagem ou um tipo de conselho para a vida.

É um gênero muito versátil permitindo diversas maneiras de abordar determinado o assunto. Muito utilizadas para ensinar crianças, as fábulas trazem preceitos morais de forma leve e divertida, sem que se cansem ou percebam.

As composições literárias, geralmente, trazem personagens como animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, sentimentos, costumes, entre outros.

Como exemplos de fábulas mais conhecidas estão: “A cigarra e a formiga” e “A tartaruga e a lebre”.

Para fazer um texto deste tipo, embora não haja regras, é preciso pensar em uma mensagem, conselho ou algum ditado popular que você deseja transmitir e, em seguida, elaborar a história.

Imagine uma situação que comprove este ditado ou conselho. Escolha personagens, preferencialmente não humanos ou com algum fator de encantamento, para viver esta história que você imaginou. Em seguida, invente detalhes pra dar desenvolvimento a sua ideia.

Por fim, deverá ser criada a “Moral da história”, que é a parte que transmite a mensagem imaginada no começo. O texto deverá ser narrativo e pode-se utilizar da ironia, da sátira, da emoção, entre muito mais.

3 Comments

  1. ANDRESA

    5 de outubro de 2011 às 16:21

    GOSTEI MUITO ISSO ME AJUDO

  2. Giovanna Riello

    16 de maio de 2012 às 21:40

    Muito obrigada por me ajudar a tirar minhas duvidas sobre esse Gênero Textual, muito esclarecedor!

  3. Lilianne

    31 de agosto de 2013 às 18:00

    Gostei muito isso me ajudou a fazer um trabalho da escola muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>