Como fazer uma dedicatória

Dedicatória é a parte de um texto que é reservada para o agradecimento ou consagração de pessoas que por alguma razão merecem ser incluídas no que será explanado.

Freqüentes em monografias de trabalhos acadêmicos; convites de formatura e solenidades ou ainda em apresentações de projetos; as dedicatórias, geralmente, apresentam uma explicação dos motivos pelos quais se dedica o objeto em questão.

Não existe um modelo específico e o texto de dedicatória é livre, mas em caso de produções que passarão por avaliação, recomenda-se coerência e coesão. Não é preciso um texto longo nem tão curto. Faça uma dissertação média que destaque a relevância das pessoas que de alguma forma contribuíram com o projeto de forma técnica ou pessoal.

Pode-se começar incluindo as bases mais pessoais como Deus, família, amigos e entes mais próximos; para em seguida citar aqueles que ajudaram de forma mais direta, como no caso de trabalhos acadêmicos: o orientador, professores, colegas de curso, sujeitos da pesquisa e etc.

Muitas pessoas buscam textos poéticos ou mais vistosos, no entanto, isso é irrelevante, pois, o importante é demonstrar com humildade e sinceridade a gratidão e o carinho por aqueles que lhe ajudaram.

Em casos de monografias, o texto também deve estar impecável gramaticalmente, assim como todo o texto monográfico. O autor poderá agradecer na ordem que achar mais conveniente, o importante é não se esquecer daqueles que contribuíram para o trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>