Como fazer um glossário

Glossário é a parte de uma pesquisa, monografia, trabalho, livro ou projeto em que se organizam todas as palavras ou termos que serão encontrados ao longo do texto para que o leitor se organize e encontre com facilidade o significado.

Ao longo de uma leitura, sempre que se deparar com algum termo desconhecido, o glossário é o lugar ideal para descobrir seu significado. Geralmente colocado no final do texto, este recurso é utilizado para não interromper as idéias centrais do que está sendo lido.

Organizado por ordem alfabética funciona como um pequeno dicionário com a diferença de que são permitidas a inserção de frases ou mais de uma palavra que possuem uma explicação unida.

Os glossários são compostos por termos técnicos e/ou específicos que poderão auxiliar a compreensão dos temas abordados. Para fazer um glossário, primeiro tenha em mente todas as palavras ou terminologias que necessitam explicação e então as organize por ordem alfabética no final de sua obra. As explicações poderão ser breves ou um pouco mais extensas, dependendo da complexidade e da ênfase que se deseja condicionar o elemento a ser explicado.

Na internet, em links com as letras do alfabeto de A até Z, as terminologias estão agrupadas desta forma que deverá ser semelhante no texto impresso com uma ou mais páginas para cada grupo de frases ou palavras que começam com a mesma letra.

3 Comments

  1. jeferosn

    9 de abril de 2012 às 8:12

    Muito boa explicação.

  2. Breno Macdônio

    12 de fevereiro de 2013 às 8:42

    Gostei muito do que o texto fala ele explica de maneira simples e direta o que o leitor deseja saber em relação ao assunto, a duvida a qual eu tinha tirei somente ao ler este pequeno texto, gostei e recomendo,
    bom dia.

  3. Eliane Mendes

    17 de março de 2013 às 16:34

    Gostei pois veio complementar meu trabalho de graduação em Pedagogia,sobre educação a distancia(EAD),texto de fácil compreensão,esclarecedor,enxuto e prático,
    Com certeza recomendo.Boa tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>