Como estudar em Harvard

A Universidade de Harvard é uma das universidades mais bem conceituadas dos EUA e do mundo, sendo também a mais antiga do país.

Para estudar em Harvard é necessário, antes de tudo, ser proficiente na língua inglesa e ter posse do certificado TOEFL (Test of English as a Foreign Language), que comprova a proficiência no idioma.

Para ser admitido, é preciso preencher uma série de requisitos e de formulários, como um formulário de solicitação de admissão na universidade e duas cartas de recomendação, redigidas em inglês, de dois professores do aluno durante os últimos anos, que confirmem sua capacidade para estudar nesta universidade.

Todo estudante estrangeiro que se candidata a uma vaga em Harvard precisa preencher um formulário sobre sua situação financeira, tendo em vista o elevado custo de estudar nessa universidade, além do custo de vida da região.

Para fazer uma estimativa de custo, deve-se levar em conta gastos com matrícula, alojamento, taxas universitárias, seguro saúde, gastos pessoais e transporte.

Obtenha mais detalhes a respeito do assunto pelo site do Harvard International Office, que se dedica a auxiliar estudantes estrangeiros.

141 Comments

  1. Taty

    1 de março de 2012 às 12:09

    Para ter cursos de Harvard basta entrar no site Academic Earth.
    Lá tem as melhores aulas de Harvard, Yale, MIT e Stanford.
    E grátis, disponível a todos (que saibam falar Inglês) e os cursos são excelentes (pelo menos o que eu estou fazendo, de Justice, é muito bom).

  2. Thath Tomat

    15 de março de 2012 às 22:04

    Eu só quero cursar uma boa faculdade e aproveitar para conhecer pessoas novas, temos que sonhar alto sim e pensar positivo e estudar bem o inglês e boaa sorte, que todo mundo que comentou aqui possa estudar lá!!!

  3. Regidalva Souza

    31 de março de 2012 às 20:27

    Bom,tenho 13 anos,sou 8 série ultimamente tenho pesquisado bastante sobre Havard.No sites que encontrei,todos falaram bastante do Toefl.Não tem nada ver sobre ser brasileiro ou não,se vcs pesquisarem vão ver um site em que aparece nele fotos de brasileiros que passaram em Stanfor ou em Havard.Acho que somos maduros(as) suficientes para saber que quem estuda consegue tudo,até uma vaga em Havard,só basta querer.Também sou madura suficientepra saber que esse Rogger não fez nem o 2 grau completo,é um verdadeiro sem noção,porque se não ele saberia como a caminhada pra Havard é longa e incentivaria a todos que colocaram seu poster nesse blog.Querem uma dica?pesquise sobre o Toefl,se tirar uma boa nota,mais um passo você terá dado para tão desejada Havard

  4. Mel

    11 de abril de 2012 às 20:01

    Estudo 8ª série. Eu quero MUITO estudar em Harvard, meu histórico é excelente!
    “Nota mais baixa: 9,0″
    Creio que tenho chances!

  5. Camila

    12 de abril de 2012 às 16:58

    Gostaria de Saber como faço para ganhar uma bolsa de estudos em Harvard?
    O ENEM tem como uma das opções a faculdade de Harvard? Se não aonde eu posso prestar esse vestibular?

    Grata

  6. Thiago Oliveira

    13 de abril de 2012 às 17:34

    Para entrar em Havard, é preciso:

    1 – Histórico frequente.(ensino médio e fundamental)
    2 – Boletim académico acadêmico com notas boas.(ensino médio e fundamental)
    3 – Certificado TOEFL (Test of English as a Foreign Language)
    4 – Inglês fluente.
    5 – Extrato bancário, provando ter renda suficiente para se manter no campus.
    6 – Cartas de recomendação de dois professores relativamente atuais.

    O custo total de um estudante de graduação em Harvard no ano letivo de 2008-2009 foi calculado em 800 mil euros, sendo 400 mil euros somente de matrícula, 200 mil euros de estadia e alimentação, e 200 mil euros de outras taxas.

    Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Harvard
    http://hms.harvard.edu/admissions/default.asp?page=costs

  7. Mabilly Cox

    17 de abril de 2012 às 21:28

    Oi gente. Não sei nem por onde começar, rsrs. As minhas dúvidas são:
    É verdade que precisa de uma carta escrita pelo diretor(a) da escola na qual a pessoa estudou o ensino médio? Eu infelizmente tirei um oito e meio nesse primeiro bimestre, fato resultante de complicações pessoais. Eles desconsiderarão meu formulário?
    Estou no 1• ano do ensino médio, fiquei fascinada quando me apresentaram as possibilidades existentes de entrar em Harvard, entusiamada quando percebi que conseguiria atingir tais requisitos.
    Minhas notas sempre foram impecáveis, participo de uma ONG da região chamada IADS Lobo Guará, pesquisem, é ótima. Falo inglês no que compreende o básico, como verbo to be, questões wh e etc. No entanto, atualmente estou num curso de inglês (CCAA), buscando aprofundar meus conhecimentos e ter domínio do inglês acadêmico. Sempre participei de eventos, assumindo, sempre que podia, a liderança.É chato que a mesma pessoa sempre guie projetos, quero crescer na vida mas não sendo uma pessoa orgulhosa e sem amigos, perfil de alguns autores de comentários contidos acima. Englobando o fator social e de liderança, destaco que além de medalhas esportivas e de 1• lugar em feiras científicas, fui eleita presidente do grêmio estudantil duas vezes consecutivas, este ano é o meu segundo mandato.
    Enfim, queria agradecer aos comentários estimulantes de alguns, e dizer que, realmente, tudo é possível se você se dedicar!
    Alguém poderia responder minhas dúvidas?

  8. Maria Vitória Lima Davatz'

    23 de abril de 2012 às 10:30

    Olá Gostaria de saber como faço para realizar o teste de bolsa .. Aonde faço a prova quais os locais de acomodações e etc … aguardo a resposta em breve!!!

  9. Talysson

    20 de julho de 2012 às 21:23

    Creio eu que todas as pessoas que entraram nesse site foram instigadas pelo grande conceito que tem Harvad, porém é de se questionar se estamos prontos para uma jornada de um futuro translúcido? (onde só vemos os esboços).
    Se você acha que vale a pena lute sendo pobre o rico, sabendo falar inglês ou não vá adiante tente até aconseguir “a perseverança move o mundo”!, Harvad pode ser ótima mais não adiantaria de nada se não fossem os alunos que nela estão.

  10. Eduardo...

    24 de julho de 2012 às 23:51

    Bem, pessoal, acabo de ler um artigo, na verdade, uma entrevista com o reitor da Faculdade de Negócios de Harvard, a Harvard Business School, e pelo visto entrar nessa universidade está ficando cada vez mais difícil. Nitin Nohria diz que, além de proficiência em inglês, a maioria dos que estudam lá fala mais de três idiomas. Agora, a HBS está exigindo experiência de três anos e um currículo com atividades de liderança desenvolvidas pelo candidato. Melhor que leiam o artigo por si mesmos . Notas boas em boas escolas não é suficiente, mas ainda é o básico. Boa sorte! PS.: sem contar o inglês e o português, que devem ser excelentes, para os que querem aprender outros idiomas e não ficarem para trás dos super-humanos de Harvard, estudem idiomas de mesma raiz etimológica, como italiano, espanhol e francês. Outros aprendem melhor se os idiomas forem de raízes diferentes, como alemão e francês, e.g. Hora de pensar nisso!

  11. Eduardo...

    24 de julho de 2012 às 23:57

    Na mensagem antecedente postei o link do artigo, entretanto, não apareceu no texto. Para todos os efeitos, o artigo está disponível no site da revista Época sob o título “Nota boa não é o suficiente para Nitin Nohria, reitor da Harvard Business School” <>

  12. Adelino Horácio Soma

    31 de agosto de 2012 às 17:31

    Harvard é uma Universidade cara e de renome internacional

  13. Diego Fagerstrôm

    28 de outubro de 2012 às 13:27

    Roger, é notório que você não estudou em Harvard. Se você realmente fosse consagrado pela tal Universidade, não possuiria erros ortográficos quanto a escrita e acentuação. Então peço que por favor, antes de se dar o trabalho de tentar se achar o máximo, ao menos procure aperfeiçoar seu conhecimento obrigatório ( Língua Portuguesa), pois nem seu idioma nacional está de acordo com sua falsa formação acadêmica…

  14. Laíssa N. Rodrigues

    10 de fevereiro de 2013 às 15:52

    Tenho 15 anos, ando pesquisando a algum tempo sobre como proceder, me inscrever, o que era necessário e como funciona o processo seletivo; obviamente Harvard é a maior, mais rica e antiga universidade, tem uma renda anual de cerca de 30 bilhões, portanto garante bolsa para alunos que tem renda inferior a 60 mil dólares, com pagamento de 100%, incluindo moradia ( é obrigatório morar no mínimo um ano no campos), a mensalidade escolar anual, alimentação e ajuda de custo. Outros requisitos necessários no processo seletivo são seu histórico escolar do ensino médio ( Com notas altas, se houver alguma nota ruim é preciso justificar), duas cartas de recomendação de professores, além de um formulário sobre você (eles perguntam seus hobbies, o que faz nas horas de ócio, se toca algum instrumento, pratica esporte, se faz trabalho voluntario, suas conquistas(prêmios), seu espírito de liderança e levam em conta, também, sua vida social). É uma das mais criteriosas universidades do mundo, mas não significa que seja impossível; afinal, no século XVII acreditava-se que era impossível o homem voar, porém logo foram criados balões, dirigíveis e o primeiro ultraleve, por um brasileiro, Santos Dumont, em 1906; ou seja basta acreditar e se esforçar.

  15. Felipe

    15 de fevereiro de 2013 às 11:58

    Concordo com a Debora, eu sei conseguir uma bolsa em harvard é muito dificil mas, ñ deve ser imposivel. As coisas podem ser conquistadas com o esforço e a dedicação, um sonho ñ deve ser jogado fora em meio as dificuldades. Gente boaa sorte a todos e nos vemos em harvard Sayonara xD!

  16. Felipe Lacerda

    22 de abril de 2013 às 1:06

    Gostaria muito de saber como fazer para cursar a residencia medica em oftalmologia na Harvard.
    Tenho um bom ingles e me formo em medicina aqui no Brasil ,agora em outubro de 2013.
    Gostaria muito de saber como fazer para ter informaçao sobre isto .
    grato Felipe

  17. natielle

    31 de agosto de 2013 às 16:08

    ola pessoal..não faz mal pensar alto,afinal é essa a finalidade da vida,pensar alto e fazer de tudo para alcançar suas metas…mas antes de pensarem em ir para fora do país, preocupem-se em aprender aqui no nosso país para fazer bonito la fora..estudem mito inglês,enfiem a cara nos livros e dediquem-se ao máximo,pois lembrem-se uma coisa de cada vez,os bons um dia foram ruins e começaram de baixo…nascemos todos iguais sem dentes,pelados,mas é oque fazemos depois disso que faz a diferença!!fica a dica

  18. gigi :)

    9 de setembro de 2013 às 14:52

    Bem, primeiramente, gostaria de dizer para todas as pessoas que sonham em estudar lá, para se esforçarem. Tenho ainda 12 anos, me preocupo com o meu futuro e tentarei passar em Harvard. Sei que é difícil, mas não impossível. Com esforço e dedicação, todos tem possibilidades de estudar lá. Já pesquisei sobre a escola, e o básico que precisa para estudar lá. Vi que o dinheiro não é obstáculo, pois se você é bom de verdade, pode tentar ganhar uma bolsa (em uma entrevista com o diretor da universidade, mostraram que a maioria dos brasileiros estudam lá com bolsa), o preconceito de sermos brasileiros também não conta, já que lá existem muitos do nosso país, que são aceitos do mesmo jeito (mas estas tem que terem o inglês fluente). O custo médio (também falado na entrevista) é de R$ 30.000,00. não 200.000 reais como algumas pessoas falaram. Aqueles que tem o sonho de estudar nesta tão privilegiada Harvard, não se deixem abater pelos que dizem que vocês não sejam capazes, e nem por obstáculos que surgiram no caminho. Nunca desistam, se esforcem ao máximo, tenham o inglês perfeito, estudem todos os tópicos. Pesquisem e já fiquem preparados uns 2 ou 3 anos antes (assim sentimos mais confiança) e não esqueçam de sempre acreditar.
    #capacidade e #inteligência

    Aqui vou recomendar uma entrevista que vi, ela é dividida em 3 partes, mas vou passar os três links correspondentes:

    Conheça Harvard por dentro:

    parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=_N3-n2GFHKU

    parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=82KS-G42We4&feature=endscreen

    parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=4KPHd_e4MsU&feature=endscreen

    Aqui está outro vídeo sobre universidades nos Estados Unidos que pode ser útil:

    https://www.youtube.com/watch?v=rXKXWZLjvKE

  19. Julio

    4 de outubro de 2013 às 10:02

    Ninguém “precisa” ter um diploma de uma Universidade Americana para ser bem sucedido e eventualmente feliz. O sucesso e a felicidade não se compram. Tudo bem, é importante pra você estar numa cadeira de Harvard ? Ótimo, estude, batalhe e lá estará, sendo observado por um conjunto de norte americanos que te vêem como uma espécie de lixo de qualidade da América Latina. Boa Sorte a quem tentar e sucesso, mas, esta não é a última cereja do bolo. Abraços.

  20. sabrina

    17 de agosto de 2014 às 14:32

    eu quero saber quanto que custa a mensalidade pra estudar medicina

  21. Aline lima ♡

    16 de outubro de 2014 às 21:30

    Creio em Deus que vou conseguir realizar meu sonho, entrar em Harvard ♡ tenho apenas 13 anos mas minha mente me deixou fascinada pra entrar em Harvard, meus pais me apoiaram muito e tenho muito tempo pra realizar meu sonho pra dar orgulho aos neus pais , tenho Fé em Deus ♡

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>