Como entender fuso horário

Para poder entender como funciona o fuso horário, vamos voltar um pouquinho no tempo…

Para facilitar a vida de quem viajava de uma região para outra, no ano de 1878, lá no Canadá, um senador chamado Sanford Fleming, sugeriu que a Terra fosse dividida em vinte e quatro faixas iguais de 15° de largura longitudinal cada. Quatorze anos mais tarde, a idéia de Fleming foi aprovada pela Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, nos Estados Unidos, e o mundo acabou sendo presenteado com o fuso horário.

O negócio funciona mais ou menos assim: se você está no Rio de Janeiro e gostaria de saber que horas são agora em Roma, na Itália, você precisa somar +4 horas. Assim, se são 10:00 horas da manhã no Rio, em Roma já serão 14:00 horas da tarde. Nesse caso você soma porque Roma fica à leste do Rio.

Agora se, estando no Rio, você quiser saber que horas são em Nova Iorque, nos Estados Unidos, diminua -2 horas da hora local. Assim, quando forem 10:00 horas da manhã no Rio, serão 08:00 da manhã em Nova Iorque. Nesse caso você diminue porque Nova Iorque fica a oeste do Rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>